terça-feira, 27 de março de 2018

Novas experiencias - Fallout 4

Este post é um resumo do meu primeiro mês de gameplay em Fallout 4, um relato de uma expectativa falhada e uma nova e promissora expectativa. (ou seja vim a procura de uma coisa, encontrei outra). *CONTEM SPOILERS*

Pois é, depois de uma temporada jogando GTAV online e explorando as potencialidades para fazer produções em Machinima, acabei por esbarrar em uma promoção na Steam. O Fallout 4 tinha baixado de preço para os redondos 14 Euros. Como já tinha ouvido falar do jogo fiquei curioso e comprei. Muito longe estava eu a espera de um gameplay imersivo e "completamente" livre, livre no sentido em que o player não tem de seguir um guião restrito. O que é muito bom para um jogo a meu ver.
Se por um lado fiquei desiludido pela inexistência de formas de controlar a camera, tal como fazia no GTAV, Second Life, OpenGrid, Eveonline etc. Por outro lado fiquei muito empolgado com a qualidade gráfica (não a original do jogo mas a modificada), a interactividade e a história. Os mods "modificação" outro factor que me prendeu bastante no Fallout 4 é a "facilidade" e abertura que a própria empresa(Bethesda) que desenvolveu o game Engine deixa e dispoem ferramentas para o efeito. 

 


 O que facilita tal como em outros jogos como o Skirim tem um site independente com conteúdos criados por utilizadores para utilizadores que criam mods e ferramentas para os instalar. Os mods (abreviatura de modifications), permite a qualquer pessoa com conhecimentos mínimos de criar objectos 3D, roupas, skins, olhos e até quests (roteiros de missões). Um exemplo são as fotos publicadas neste post, onde tenho inúmeros items que não pertencem de facto ao jogo original, roupa, cabelos, skins, aparência gráfica etc.
Isto até pode parecer um pouco estranho mas não queria deixar de referir que os mods feitos por utilizadores, muitos deles até melhoram o desempenho do jogo, jogabilidade e até fps's do teu computador, um exemplo é este video.
Outra questão muito boa no jogo em si são as inúmeras possibilidades. Tudo começa com (Spoilers) com o teu passado, tu a tua família e um evento que vai mudar a vida de todos os habitantes do planeta.
O fallout 4 trata-se de um mundo hipotético onde os avanços tecnológicos são diferentes dos que  conhecemos, localizado em Boston EUA com uma enorme área de free gameplay. O jogo não deixa de ser em si uma lição de moral sobre a real ameaça atómica, porque tudo começa assim, conflito entre países e uma guerra que ninguém queria mas todos acharam necessária (porque assim acabou de acontecer no jogo). A grande viagem aqui é que tu como  alguém que não sabe o porque é convidado no último momento a
entrar dentro de um Vault (cofre/bunker) que pertence a uma empresa chamada Vault Tec e resulta que tu e a tua família são congelados em criogenia "para um suposto futuro e pela continuidade da raça Humana". Mas como devemos imaginar nem tudo corre como planeado ou pelo menos como nos contaram, o teu filho é sequestrado no Vault a tua esposa é assassinada e tu acabas por acordar 200 anos, precisamente no ano 2277 ou seja depois da
Grande Guerra (2077) que causou o cenário dantesco em que tu começas realmente a jogar.  O mundo em que acordas está cheio de perigos e uma das tuas primeiras missões claro é compreender que mundo "novo" é esse e procurar pelo teu filho. O jogo é enorme e "cada passo" é uma descoberta nova, centenas de milhares de linhas de dialogo com os NPC's, e companions. Um mapa enorme, muitas fracções/raças em um mundo pós apocalíptico e um cenário de eterna guerra. Só tu podes decidir quem e como vais ajudar cada fracção. Também ficarás com o poder de decidir quem é teu amigo e quem é teu inimigo. O jogo original já é estrondosamente enorme, mesmo assim se enjoares, ou se já fizeste todas as quests do jogo, sempre tens inumeros DLC's (recomendo o Far Harbor original), é um DLC ou seja depende do jogo, é necessário o jogo para jogar com o DLC) bem como tens opções de mods gratuitos os melhores e mais fiáveis estão aqui (nexusmods). (a diferença aqui é que quando ativas os mods os teus rewards não vão para a tua conta na Steam, só ficam no teu saved game, quem não achar isso importante então não verá isso como um "problema", relembrando que os mods podem e alguns alteram parametros do jogo, em outras palavras "cheat")

A minha nota para este jogo e com tudo o que é possível fazer é 10/10 definitivamente.

Nota: Este é o Fallout 4 e ainda há as edições anteriores, dado que o jogo envolve uma enorme lore (história própria que explica eventos, antes, durante e após evento "Grande Guerra". Para quem quer conhecer bem o Universo Fallout sugiro que sigam este blog https://falloutlorebrasil.wordpress.com/ feito pelo Igor onde são publicados inúmeros artigos de interesse para o tema.

Aqui podem consultar a cronologia das demais histórias do Fallout https://www.geek.com/games/get-ready-for-fallout-4-with-this-fallout-timeline-1629887/

Sem comentários:

Enviar um comentário

@spyvspyaeon

Follow Me