quinta-feira, 29 de março de 2018

Vamos falar sobre mod's em Fallout 4

O que são mods?


Mods é um termo, abreviatura de "modification" ou seja modificação. O jogos genericamente são desenvolvidos pela empresa que o detem os direitos e tem o seu próprio conteúdo, tem história, objectos, actores, texturas, roupas, casas, armas etc tudo pré definido pela história do jogo em si. Os mods simplesmente permitem alterar "alguns" componentes do Jogo. Um exemplo claro é o teu personagem ser pré definido com uma aparência (e apesar de ser possível editar a aparência de forma oficial no jogo essa edição é sempre meio limitada). Como já comentei no meu post anterior nem todos os jogos é possivel injectar mods e nem todas as empresas que desenvolvem jogos permitem os mods de forma oficial (ou seja reconhecer que o mod é bom, de interesse geral e disponibilizar no próprio site do jogo).

Um determinado mod pode ser uma substituição de um objecto do jogo ou pode ser um objecto que é adicionado no jogo (mas que originalmente não o é). Mas criar mods não é só injectar objectos no jogo, usei só como referencia para explicar melhor. Mas como o fallout 4 até tem alguma flexibilidade é possivel criar personagens novas criar missões e redistribuir o conteúdo criado pela enorme comunidade já existente. Um comunidade que uso com muita frequência e recomendo é o Nexusmods (não é só de fallout 4, agrega mais de 500 jogos e respectivos mods).
Cada jogo terá a sua forma de criar, activar e/ou instalar mods, neste caso vamos falar especificamente sobre o Fallout 4.

Eu queria instalar mods no meu Fallout 4, mas como?

Para começar o Fallout 4 como muitos outros jogos está disponível em várias plataformas, PS4/XBOX e PC. As melhores plataformas para mods sem dúvida começa no PC, XBOX e quem sofre mais aqui é a Playstation4 (basicamente pelas regras restritivas criadas pela própria Sony). Basicamente o processo começa no computador (onde são criados 99% dos mods e depois conforme aprovado ou não, compatível ou não, são migrados para as consolas). Nas consolas os mods estão acessíveis dentro do jogo, logo no menu inicial. Tem lista de mods disponíveis.

No computador o que preciso para começar a usar mods?


Primeiro que tudo recomendo sempre um Mod Manager (gestor de mods). Mod manager simplesmente é um programa que ajuda o utilizador no processo de instalação dos ficheiros dos mods (memoriza a localização de forma se simples a desinstalação, update ou qualquer manutenção nos files do jogo). Então como estou a falar do site da Nexus Mods eu recomendo em primeiro lugar o Vortex Alpha (este será algures no futuro o substituto do velho Nexus Mod Manager).
Há uma diferença entre os dois. O Nexus mod manager só instala mods, e é necessário usar outros programas para colocar eles todos a funcionar, por exemplo o LOOT (Load Order Optimisation Tool) ou seja ferramenta de optimização de order de carregamento. Isto é importante? É!!!! Significa que tem importancia carregar um mod primeiro que outro "em alguns casos sim, senão pode não funcionar". Por isso sugiro o Vortex Alpha (que apesar de ser um programa ainda em versão Alpha está a funcionar bem!! E é vocacionado para quem não entende nada de instalar mods).  O Vortex Alpha poupa esse trabalho tendo já incorporado uma ferramenta que já faz isso (por pré definição ele faz automaticamente), ou seja cada vez que instalas um mod o Vortex reorganiza a ordem (funciona em 80% dos casos melhor do que nada!!).

Meu PC é fraco. Instalar mods vai tirar a performance


Isso depende de muita coisa. O que o mod faz? Ele spawna XXX inimigos? Óbvio que isso pode causar lag. Outros mods que pode causar impacto na performance são Settlements com muitos objectos (mas isso não é ciência garantida). Mas mods simples de roupa, armas não causam ao mesmo que seja um problema no próprio mod. A minha experiencia pessoal é melhoria de gameplay e performance no PC depois de instalar uma série de mods (tais como ENB Series "para quem conhece").

De qualquer forma partilho uma ferramenta que mexe nos ficheiros ini do fallout de forma a minimizar o gargalhar do teu computador chama-se Fallout 4 Configuration Tool - By Bilago. Bem como recomendações genéricas que ocorre em outros games (testar rodar o jogo em janela sem bordas). Da mesma forma existem inúmeras opções que podemos ajudar ou remover para o PC ou a placa gráfica consiga fazer o seu trabalho, minimamente. Nomeadamente desligar o Vsync em alguns casos a melhoria chega a ser de 10fps de ganho.
Como instalar o Mod Manager?

Não creio ser necessário um tutorial de como instalar o Vortex Alpha ou o Nexus mod Manager dado ser intuitivo, no entanto se tiveres alguma questão coloca na caixa de comentários se faz favor ou então segue o vídeo do Gopher - VORTEX - Beginner's Guide. É sim necessário ativar o modo de mods (caso contrário o teu jogo vai ignorar o que instalares de mods).

Para o fazer basta ir ao
* Antes de instalar o Nexus Mod Manager, deverás modificar um ficheiro TXT na pasta do Fallout 4 para que os mods funcionem corretamente. Primeiro, abra o explorador de ficheiros e vá para a pasta “Meus documentos/My Games/Fallout 4″;
* Em seguida, procura pelo arquivo ”Fallout4Custom.ini"

Edita com notepad e adiciona no fim as seguintes linhas (tal como está abaixo) qualquer dúvida podes ver aqui:
[Archive]
bInvalidateOlderFiles=1
sResourceDataDirsFinal=
Grava e depois de instala pelo menos um mod executa o jogo. Quando entrares no jogo serás alertado para o facto de teres os mods activos. É normal.

Instalei um mod e não sei como o ver no jogo!!!

Primeiro, nem todos mas os mods podem ter dependencias, ou sejam necessitam de outro mod para funcionar. Pessoalmente recomendo que leiam a página do mod onde o modder (utilizador que fez o mod) deixa várias instruções, indicações de updates e/ou bugs conhecidos. Nem todo mods aparece no jogo da mesma forma uns são para "craft" (ou seja construir, é necessário ir a uma oficina, quimica, armas etc conforme indicação do modder). Alguns items é possivel obter por linha de comando.

Tipo de mods mais comuns:

* Settlements - construções ou reconstrução de locais. Por exemplo eu uso uma reconstrução do Sanctuary que mais parece um condominio fechado do futuro. Este tipo de mod basta instalar, activar no Mod manager (ir aos plugins ver pelo nome e colocar o visto). Ler as recomendações (dado que alguns pedem para tu limpares o local primeiro. No próximo login vai lá estar o que instalaste dentro do jogo.


* Objectos diversos. Armas, roupa etc.
Genericamente são "craftables" ou seja noWorkbench (oficina) aparece lá para construir bem como para fazer updates (melhorar a arma usando recursos normais do jogo, ou tendo perks (conquistas como requisito para desbloquear o upgrade da arma). As roupas pode ir pelo mesmo processo.  Como referi acima ler sempre a página do mod. A alternativa para alguns objectos pode ser abrir a linha de comando (ver aqui como separador "List of console keys") no teclado Brasil é tecla (`) em teclado portugal é (ç) e usar os comandos (sem aspas) "help [nome do mod] 4" e vendo o ID do item é possível mandar ele para o inventário pelo comando "player.additem [ID do item]".

* Quests e companions
Genericamente companions (companheiros aliados no jogo) são disponibilizados como mods e com quests. Ou seja a introdução do companheiro pode ser argumentada (com história que explique pelo menos quem é a personagem). Os autores desses mods dão sempre instruções basicas de como começar a Quest(a maior parte dos que usei é preciso fazer a quest/missão para o companion se aliar a ti)



* Mods que necessitam de recursos externos.Há um conjunto de mods que necessitam de recursos externos. Dois dos que são mais usados são o F4SE (Fallout 4 Script Extender) (usado pelo Looksmenu, mais a frente faço um tutorial sobre o tema) ou o HUDFramework usado em inúmeros mods. Estes estão sempre bem identificados na página do mod no separador "requirements" (requisitos) com a indicação "off site" (de site externo).


O jogador deverá ter em conta que ativando o mods o jogo deixará de enviar as conquistas para a tua conta na plataforma. Isso não tem impacto no teu jogo em si, só tem impacto por exemplo na tua conta da Steam que deixa de receber as medalhas de conquistas e progressos no jogo. Isso acontece porque nos mods é possível manipular o jogo (o que não é competitivo e pode ser considerado cheat)

Por último, fazer mods. Bem esse tema é bem mais complicado. Mais a frente falamos de alguns passos. Tens alguma dúvida? Precisas de ajuda. Coloca a tua questão.
Não te assustes, mas isso são alguns programas necessários ou úteis para fazer vários tipos de mods.

Sem comentários:

Enviar um comentário

@spyvspyaeon

Follow Me