domingo, 8 de abril de 2018

MOD: Melhoria do ambiente gráfico e performance do FO4

Bem como sabemos o Fallout 4 tem o seu próprio aspecto gráfico. Aquele cenário e tom de ambiente pós apocalíptico. O que não é mal mas como é óbvio tendo a possibilidade de mudar e melhorar porque não? Se há algo que muitos já experimentaram é a fraca performance do jogo em determinadas partes do mapa, eu em crer que deverá ser o centro da cidade. São demasiados objectos e texturas que o teu computador tem de renderizar e isso pode provocar drop de frames tão abismal como estares em 120 ou 60 e cair para uns ranhosos poucos frames por segundo, e pode acontecer mesmo com um PC média/alta gama. Isso porque apesar de inúmeros factores que provocam stress no teu computar para renderização gráfica, um dos que mais ressaltou é o tamanho das texturas Vanilla. Li algures e em várias partes que  a Bethesda não optimizou corretamente as texturas.

Todas os workaround que tentei aplicar no meu computador, sem mudar a parte original (ou seja sem instalar mods), não resultou, então tive de começar a procurar outras soluções. Se por um lado baixar as configs para low não me satisfez (perde-se muita qualidade gráficae desculpa Bethesda mas eu tenho um bom computador) por outro lado parece que os mods e a comunidade conseguiu contornar a situação de forma simples e épica :).
Algumas alterações temos mesmo de fazer na configurações do jogo. Recomendo fortemente é rodar/correr o Fallout 4 em modo de Janela sem bordas!! Essa opção está disponível no ecrã das opções logo na entrada (ter em atenção quando colocares em janela para ajustar o tamanho da imagem para o tamanho do teu ecrã). Foto da direita mostra as opções que eu seleciono especificamente para o meu ecrã(tamanho), em qualidade "Alta" com a tal opção para correr em Janela e sem bordas. Pessoalmente melhorei desempenho e ganhei cerca de 10 fps só alterando isso mesmo.!! Em relação aos mods. Vou descrever o que tenho instalado e qual o motivo porque eu o instalei! Acho que é mais fácil assim:

Vivid ENB 3.0 Vivid Weathers - Este mod não é nada mais que settings do famoso ENB Series (ou seja antes de instalares o mod terás de ter instalado pelo menos dois binários do ENB Series as instruções estão no mod que indica passo a passo o que é necessário, é simples e rápido de instalar). Como mostra a foto ao lado o mod e ENB realça a tonalidade das cores e torna a paisagem mais imersiva. (atenção: recomendo instalação Manual.). Como é um pack com o Vivid Weather, isso vai incrementar melhores texturas para as nuvens no céu. Dinâmica de clima, ora chove, ora faz sol, ora está nublado, etc. Muito bom bom mesmo. Atenção: O ENB Series tem um menu de settings, se algo à nivel de cores de brilho, campo de profundidade não te agradar, sempre poderás fazer ajustes ingame, basta pressionar as teclas "Shift + F12". Abrir a linha de comando antes para trancar a camera. 

* Vivid Fallout - All in One - Como mencionei acima o problema da optimização das texturas em zonas criticas e não só, este mod no meu caso tem sido fulcral e excelente. Como o nome diz "all in one" ou seja é um pack  de texturas que tem um objectivo claro (reduzir o consumo de Vram, ou seja as texturas estão optimizadas como nunca estiveram). Sem querer mandar bocas indirectas para a Bethesda mas mandando.

* GRASSLANDS - A Fallout 4 Grass Overhaul - Como já passaram pouco mais de 200 anos depois da primeira bomba Nuclear e apesar de ainda haver radiação (quiçá tal como no acidente em Chernobyl Russia. Faz-me sentido que a natureza recupere um pouco. Por isso e para realce das planices e tornar o ambiente mais realístico possível. Ironicamente as texturas desta relva/grama é mehor que a ausência dela.

* Grasslands - Seasons Modular Patches - Este será um mod que vai complementar o mod acima (este mod necessita do Grassland, caso contrário não funciona). Dando uma funcionalidade bem boa de estações e mudança da vegetação. Tem plantas próprias e recomendo. É sempre mais um ponto na imersividade e no realismo. Ambos mods estão feitos e optimizados ao máximo para uma boa experiência no gameplay.

* Grassy LODs - Reparei que os dois mods acima Relva/Grama não adicional ficheiros LOD, não aparencem na vista onde deveria aparecer com o respectivo Nível de detalhe. Bla bla bla em outras palavras quando olhas para longe (horizinte da paisagem) é o que aparece e o que não aparece. A Relva/grama estava em falta este mod corrige. Agora olhas para longe e consegues ver bem a Relva/grama no chão. D+! 

* HN66s Moons and Planets - E que tal mudar a Lua do jogo. As noites no Fallout 4 são as vezes "assustadoras" porque está escuro como o breu e apesar do melhoramento gráfico (ficamos sempre com a impressão de que falta algo). Este mod altera a textura da Lua e dá-te um vislumbre de uma Lua enorme. Recomendo, é a que uso desde sempre. A Lua actualmente dá alguma fraca luz e em alguns locais com algumas condições ainda deixar ver sombra.

Visible Galaxy 4k and Framework - Atenção: não é uma textura optimizada para performance, mas se ganhei performance nas demais acima, então esta é um must have. Claro é textura 4K mas dá uma bela visão sobre a via láctea. Como aqui estamos também com o Vivid Weather (mudança de tempo). A via láctea só estará visível quando estiver o céu limpo e combinado com Grassland Seasons (estações) aponta para aquelas noites de primavera/verão.

Em suma, são estes os mods que tenho neste momento instalado, e que melhoraram em muito a minha experiência no jogo, e inclusive melhorando o desempenho do jogo. Consigo jogar a 60 fps sem grande percas, em locais mais críticos pode dropar para uns 45/50 fps, o que considero aceitável.

 Como sempre recomendo instalação dos mods com o Vortex Alpha ou Nexus Mod Manager ou quialquer MM (excepto o Vivid ENB conforme indiquei acima), de forma a ser mais fácil a manutenção, update ou mesmo desinstalar caso não queiras ou não funcione corretamente no meu computador.
Esta é uma amostra do resultado. Bom Jogo!!

Sem comentários:

Enviar um comentário

@spyvspyaeon

Follow Me