terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Cyberpunk 2077 - 7 anos depois

Olá,

Como alguns já sabem Cyberpunk 2077 teve já o seu lançamento e ao fim de 7 anos, desde o anúncio inicial da CD PROJEKT RED, muitas hypes e "in sites" que a produtora polaca ia lançando. Com trailers e demonstrações do que o jogo seria e o que pretendiam atingir.

Em suma, muito do que foi prometido acabou por nem estar no jogo e nem sabemos a data se estará no roadmap de melhorias. Ou quiçá os inúmeros bugs e glitchs que o jogo tem desde o inicio.

Nota: o jogo está bonito, está bom, mas está longe de ser um Tripple A tal como foi anunciado mais de uma vez.

Depois de 155horas de gameplay, vou quebrar o silencio.

A CD Projekt Red andou quase 7 anos a criar ilusões com as suas promessas e vídeos. Sobre tudo o que o jogo “next GEN” ia pode entregar. Não obstante a falha avassaladora nas PS de gerações anteriores. O jogo até tem uma performance boa em PC, apesar de haver bugs visuais ou de mecânica a cada minuto.

Claro que com isso tudo e a desilusão (o jogo é lindo) mas andar em uma cidade morta tira o interesse rapidamente.

* IA dos NPC não tem, e se tem deve ter sido feito por um gajo ligado a comédia… Por no mínimo é engraçado.... mas descontextualizar o conteúdo da história não? Pós apocalíptico, Cyberpunk, corrupção há todo nivel na cidade, etc etc.

* Conteúdo da história está bom, mas o jogo não trás muita coisa nova (7 fins diferentes) no entanto cerca de 90% das escolhas que fazes não tem qualquer impacto na história, sendo apenas conteúdo para encher.

* Tudo no mapa, acerca de lojas entre outros é baseado em chegar perto, “F” e vai-se a um menu (esse sistema é mais antigo que a minha avó) não tras nada de novo e peca pela ausência de interacção.

* modo de história acaba relativamente rápido e o jogo morre porque não sobra mais nada para fazer do que andar a ver paisagem

* é no mínimo frustrante ter uma opção de personalizar o teu personagem para durante o gameplay não poderes ter a hipótese de usar uma camera em terceira pessoa, incluindo que o teu personagem é um vampiro (somente no espelho nas casas consegues ver o reflexo) em qualquer outro vidro ou espelho na cidade reflecte tudo menos o teu personagem…… (só é possível no modo de fotografia). Sem falar que após personalizar o teu personagem nem mudar cabelo podes? Nem penteado?

* Ausência de Andar e correr. O jogo em PC só permite correr ( o que é patético quando tens de seguir um NPC e o teu personagem só corre.

* A condução (qualquer carro) é horrível (será por isso que colocaram teleport em quase todo mapa?). Não entendo porque comprar carros se a qualquer momento podes roubar carros sem qualquer consequência no jogo?

* qualquer npc no jogo reage de forma estúpida quando há perigo. Mas os cyberpunks do ano 2077 são todos galinhas? ficam todos agachados…. (repara na mecânica de interacção do GTAonline e NPC’s)

* Night city foi apresentada como quase a cidade do pecado, onde o teu personagem tem partes genitais. A cidade tem no total 4 npc's que podes interagir mais intimamente que não é nada mais um cutscene que se repete, nem diversifica é sempre o mesmo. (desculpem mas não entendo isso de todo).

Que nova geração há aqui? como isto pode ser considerado Triple AAA? Outro jogo Hypado durante anos para no fim ser uma desilusão (não completa porque 7 anos de trabalho colocou Night city bonita) Mas eu como outros não compraram o cyberpunk para andar a ver paisagem….. ou só a andar a tirar fotinha.e há mais. Mas isso não poderia ter passado sem crivo da comunidade gamming. Por razões históricas do promete uma coisa e entrega metade ou menos não é esquecido.

É inevitável que uma empresa apresente um novo jogo, que refere vezes sem conta “o jogo da nova geração” e não haja comparação com outros titulos. Eu cheguei a ler no reddit comparações do GTA e Cyberpunk. Ou Cyberpunk com Fall out 4.

Ou outros a dizerem que o efeito BioWare (Anthem 2.0) é um standard da industria dos supostos games Triple AAA que são somente pura ilusão e engano.

A CD Projekt Red encaixou com este título uma pipa de massa, obrigatóriamente terá de fazer algo, caso contrário cairá no rótulo genérico do boiware 2.0, onde as empresas não tem bem uma visão de inovação.

Mas sim um padrão horrível de repetição eu quero que isto evolua!! Sei que a CD Project vai fazer updates e DLC's, mas o que foi apresentado e o que foi entregue, não é bem o mesmo.

Conclusão. ao fim de 155h perdi a pica. Pois já estou no modo de repetir até enjoar, infelizmente já enjoei.

Cyberpunk 2077 é um titulo como sabemos que nos alimentou muitas ilusões, basta ver os vídeos onde eles relatam o que ia ser o jogo. Falavam de AI, ciclos dos dias e como é a vida dos NPC na cidade etc.
Não me interpretes mal, eu gostei do jogo, mas teria gostado mais de ver o que foi prometido. A história é boa, e é trágica (qualquer um dos 7 finais, tudo acaba) nem sempre pode haver fins felizes.
Mas também a titulo de comparação. Fallout4 ironicamente tem um sistema que o Cybepunk não tem de todo. É a interação com os teus amigos, inimigos ou aliados "Afinidade". O fallout4 aqui faz muito bem apesar de algumas falhas. Isso iria enriquecer o gameplay pois a afinidade também é uma forma de ditar um caminho (Se era isso que o Cyberpunk prometeu "multiplas escolhas, tudo o que fazes tem impacto", então perderam-se entre o que foi dito que o que foi feito.).

No cyberpunk a estrutura até perde um pouco o sentido, por exemplo:

- quando começas a jogar, "V" o teu personagem é desde logo confrontado com o seu fim próximo, é-lhe dado poucos dias de vida e que ele tem de fazer a missão rápido, antes que seja tarde. Não obstante tu podes deixar a main mission e passar meses (na linha temporal do jogo) sem sofrer qualquer consequência.

- outra questão que me ocorre é tal como no GTA (old gen) a interação com os npc tem alguma complexidade e fluxo de consistência com o que se está a passar. Bates num npc das duas uma, ou te responde mal, foge, ou tenta de dar porrada (melee, civil não anda armado). No cyberpunk fica tudo agachado e para piorar o jogo buga muitas vezes e sem qualquer motivo está metade da cidade agachada.......

- provocas a policia no gta, até tens tempo, pois eles são chamados de onde estão (mentira, são spawnados um pouco longe) mas é muito mais realistico que o spawn nas costas de 10 policias como no cyberpunk.

- No cyberpunk ajudas a policia, eles nem de dizem obrigado, nem te mandam a merda, só ficam ali parados, ironia ou não fiz loot num policia morto em frente a um que estava a olhar para mim. É como se na complexidade de um cidade, bem imaginada e realizada, ficasse a quem por causa dos seus habitantes, meio zumbies, mais mortos do que vivos e incoerentes.

- A única cena em que quando vais a uma cybershop e vês a operação para te colocas as partes é só na primeira vez. De resto é tecla "F" e menu, tecla "F" e menu padronizado no jogo, (é mais facil fazer assim).

- o jogo coloca-te em um cenário hipotético de uma cidade no futuro quando tudo o resto torna-se não tão relevante quando não há desenvolvimento da tua personagem no inicio, ou seja não sabes nada ou pouco sobre o "V". No outro instante o jogo coloca-te decisões, algumas clara outras confusas porque não respondes pelo "V" mas respondes por ti próprio. Ou seja não consegui incarnar no "V". No fallout4 tudo o que fazes é reflexo do que acontece no inicio, inconscientemente acabas por responder como se fosses as personagem (o fallout 3 fez isso ainda melhor).

Eu sei que o jogo para ser o que dizem seria no mínimo gigante e pesado. Apesar de ter lido criticas sobre o tema, a verdade é que o tema de renderização (computação grafica) é uma faca de dois gumes quando se lança genericamente para várias plataformas em simultâneo. No Cyberpunk eles usam uma técnica que é "despawnar" NPC e carros, e respawnar para minimizar a carga de processamento (chamado distancia de desenho ou draw distance). O problema é que spawnar e despawar over and over, causa o que vimos, resmas de bugs, carros a voar (atirados literalmente), NPC que caem do ceu. Glitchs visuais. 
 
Eu fiquei arrependido de usar uma snipper, porque quando fiz zoom, percebi o quão mal fizeram os LOD (low of details) são a representação gráfica com baixa ou menor resolução. Ou seja ter uma vista de baixa resolução não é o mesmo que uma vista de algo não bem planeado. Visualmente não é uma boa experiencia.

O jogo que é apresentado como Open World mas é neste momento muito mais um jogo ao estilo drive through, O cyberpunk tenta te iludir nesse aspecto, mas ao fim de umas tantas horas dá-te conta que são meros truques.

mesmo assim gostei da história, tem um fim muito épico. 
Mas não fiquem a espera de um game do outro mundo,
ou um Triple A em pleno.

.

Sem comentários:

Enviar um comentário

@spyvspyaeon

Follow Me