terça-feira, 4 de abril de 2023

Reshade em RedM (Red Dead Redemption 2)

07:14:00 0

Red Dead Redemption 2 é um título que desde sempre despertou algum fascinio. Um jogo perfeito, ou quase, com uma temática bem fora do comum, cowboys e faroeste. Como outros jogos tem a sua vertente de mundo aberto e servidores privados, em roleplay, para além do server público da própria RockStar.

Isto para dizer que na opção de servidores privados e até no modo história ser possivel usar alguma forma para apurar o aspecto gráfico. Neste pode ser usado o conhecido Reshade.me, e algum preset à escolha. De todos os que testei o que gostei mais foi o "RDR2 Photorealistic reshade" que está alojado no Nexusmods (foto acima exemplo).Ou poderás ter vários presets de reshade instalados onde só poderás ter um ativo. Outro exemplo Photo-realism Reshade ou o Shining Darkness Reshade que são presets que estou a usar no momento.

Este post explica como instalar o Reshade, pois pessoalmente tive alguma dificuldade. Abaixo explico passo a passo:

1º passo - Descarregar Reshade.me e executar, ao instalar deverás navegar até a pasta/drive onde está instalado o RedM C:\Users\(userPC)\AppData\Local\RedM\RedM.app\data\cache\subprocess deverás apontar o instalador para o ficheiro RedM_b1491_GTAProcess.exe (se o RedM atualizar o nome do ficheiro pode mudar, nessa altura terás de instalar novamente o Reshade para o novo ficheiro .exe do RedM na mesma pasta)


2º passo - Descarregar o preset RDR2 Photorealistic reshade ou algum outro a tua escolha, poderás ter "X" na pasta e selecionar o que pretendes na hora(dentro do jogo).
 
3º passo - Depois de instalar o Reshade e executar o jogo pelo menos uma vez, via RedM, deverás ter acesso a esta pasta/caminho C:\Users\(userPC)\AppData\Local\RedM\RedM.app\data\cache\subprocess copiar para essa localização a pasta reshade-shaders, conteúdos e ficheiros .ini


Tweaks: para melhor performance, sugiro colocar os gráficos do jogo em médio. Usar a opção, caso aplicável de processamento gráfico no CPU em vez de ser no GPU. Desligar a app xbox game bar e o layer da steam. Pelo menos no meu caso consigo manter uns 60fps e fazer livestream a 60 fps sem problema e sem ter qualquer bottleneck de performance.

Importante: nem todos servers de Roleplay admitem alteração do aspecto gráfico ou se permitem poderá ser com alguns condicionantes. O servidor onde estou permite, assim que sugiro fortemente a cada um investigar ou perguntar primeiro antes de correr o risco de levar um ban.

COM O RESHADE BEM INSTALADO, DENTRO DO JOGO SÓ CARREGAR NA TECLA HOME PARA ACEDER AS OPÇÕES DO RESHADE.

Mais umas imagens ilustrativas do resultado. Muito melhor do que estava a espera.






sábado, 4 de março de 2023

Darkness - GTAV [Lord Byron Poema]

07:24:00 9
Video com legendas.

Depois de algum tempo de "molho", voltei as produções. Esta quiçá uma das melhores (digam-me de vossa justiça). Peço que assistam em 1080p e se quiserem tem legendas em PT (tradução o mais aproximada possível). Este é um velho desejo de fazer esta adaptação de um dos meus poemas favoritos desde, bem, desde que me lembro e agora misturado com GTAV. (muito bem representado pelo Johnlavine333, uma voz que faz toda a diferença neste trabalho "mix") :) Espero que gostem! Para os curiosos, ou quem não conheça por completo quem foi Lord Byron aqui está um excelente documentário sobre a ilustre figura. 
 
Este aúdio também está no Soundcloud

 
George Gordon Byron comumente conhecido simplesmente como Lord Byron, era um poeta Inglês e uma das principais figuras do movimento romântico. "Byron escreveu" escuridão "em julho-agosto 1816.

Música por Kosikk
Poema por George Gordon Byron (Lord Byron)
Locução por Johnlavine333 (freesounds)

O poema é, pelo menos em parte, influenciado pela histeria em massa das vezes provocada pela previsão de um astrônomo italiano que o sol iria queimar-se para fora em 18 de julho, assim destruindo o mundo. A profecia ganhou adeptos devido ao aumento da atividade das manchas solares no momento e o chamado "ano sem verão" de 1816-um céu nublado em curso, que foi um resultado (desconhecido na época) da erupção do Monte Tambora, um vulcão indonésio, em 1815. Durante esse tempo sombrio, o sol estava pálido eo céu nublado e nebuloso. As temperaturas caíram e trovoadas dominado o tempo. Durante o eclipse solar de 09-10 junho, o sol realmente parecia desaparecer do céu. ".

parte do poema, que integra este video traduzido.
 
Sonhei e não era propriamente um sonho.
O sol se apagara, as estrelas vagavam opacas no espaço eterno.
(Perdidas, não cintilavam mais)
A Terra, gélida e cega, oscilava obscura no firmamento sem luar;
Lampejos abriam as trevas, mas o dia não retornava.
Apavorados seres humanos abandonavam suas paixões.
Naquela devastação e percorridos por calafrios, desunidos corações,
– em egoística prece – clamavam pela claridade.
Súditos e reis ocupavam o mesmo lugar,
Palácios e choupanas crepitavam em imensa fogueira;
Cidades inteiras foram destruídas.
Ao redor de suas moradas em chamas, os homens se entreolhavam.
(Ah, viver no interior das crateras dos vulcões!)
O mundo em convulsão;
Florestas abrasavam em trincados e estrondos de troncos.
(No infinito, o negrume.)
Cadáveres brotavam na superfície,
Relâmpagos cortavam o tétrico cenário.
Alguns ocultavam os olhos horrorizados, em pranto;
Alguns apoiavam o queixo nas mãos, num esgar patético,
Outros andavam numa e noutra direção ateando fogo ao monturo funéreo;
Sondavam, enlouquecidos e inquietos e céu abafado, mortalha de um mundo perdido;
Esbravejavam, lançavam-se ao chão, rangiam os dentes, urravam.
Aves selvagens guinchavam aterrorizadas batendo, em vão, as asas.
(Até caírem por terra).

As mais horrendas feras aproximavam-se – mansas, trêmulas;
Víboras rastejavam multiplicando-se em meio à multidão

– desprovidas de chocalhos, assobiavam mortas de fome.
A Guerra findou, saciada em melancólico banquete sangrento.
Amantes não tiveram a chance da despedida.
A Terra era um só pensamento: a iminente e inglória Morte,
Apascentando-se das vísceras humanas.
Defuntos em ossos e carnes insepultos.
A voragem miserável obrigava até os cães a devorarem seus donos.
Exceto um, fielmente atado à coleira – latindo, protegia
Pássaros, feras e homens desesperados.
Habituar-se-iam à penúria,
Ou a Morte os subjugaria com suas poderosas mandíbulas.
O cão tentou encontrar alimento.
Num lamento, lúgubre, infindável,
Chorando, solitário, lambia a mão do dono, inerte e indiferente ao afago.
Duas cidades sobreviveram.
A contenda se deu junto às brasas do altar.
Objetos sagrados eram profanados.
Legiões de cadáveres lutavam na penumbra,
Erguendo as esqueléticas e frias garras.
Montes de cinzas impelidas no sopro derradeiro
(burlesca imitação da vida).

Olhos desorbitados sobressaíam à pálida luz restante.
Figuras hediondas guinchavam e sucumbiam irmanadas.
Irreconhecíveis semblantes esculpidos pelo demônio.
O mundo – um vácuo


quarta-feira, 1 de março de 2023

Gangster - Tales from the Vinewood - Machinima

15:06:00 0
Olá. Bem já um pouco cansado de adiar sucessivamente as produções mais a sério. Tirei este fim de semana para fazer este trailer. O fato começa em uma ideia já pré concebida e um amigo que reavivou essa ideia lançando o desafio. Apesar de estar a partilhar um video em estilo trailer, narrado, a ideia é que este seja um ponto de partida para para os contos de VineWood. Isto vem tudo da minha velha ideia no Second Life do "Tales from the Old City, um conjunto de pequenos contos passados em uma cidade, não diretamente conectados e movidos pelo drama e acção. Tendo já neste momento uma bagagem razoável de experiencia no GTA e por ser uma plataforma o mais realista possivel. É de facto neste momento a minha favorita. É só confirmar a qualidade final bem como a facilidade de trabalho em edição. (se antes reclamava não ter como controlar a camera com joystick, tal como era no Second Life. Hoje em dia já acho melhor o editor do GTAV, não é fácil de lidar mas a experiência ensina mais que qualquer mestre) confirma! :D


nota importante: esse meu amigo, além de amigo é escritor (amador) e finalmente deu nome a um estilo de filme/história que adoro, filmes estilo Revolver ou Fight Club, ele chamou de cliffhanger "é um recurso de roteiro utilizado em ficção, que se caracteriza pela exposição do personagem a uma situação limite, precária, tal como um dilema ou o confronto com uma revelação surpreendente.". Não sei porque, mas adoro este estilo, mais quando o argumento é condimentado com psychos e um fim que não lembra ninguém. :)

sábado, 31 de dezembro de 2022

Dreaminess [Brain Control]

15:12:00 0
 
 
Dreaminess é uma viagem através do corpo físico pelo sonho. Concebido e filmado no Second Life, eu comecei na secretária, com um sopro de idéias desconexas sobre sonhos e que eles representam.

 
Algo que está intrinsecamente ligado ao meu mundo de produções, e também uma parte do meu sonho, a metáfora "os olhos castanhos escuros", que olhar atento que captura belos quadros de momentos picantes, talvez não tão inconsistentes e incoerentes, depois de tudo isso é um mundo virtualizado de imaginação (?). Partindo do princípio de que o produtor / diretor é o olho do espectador, tentei sentir o que sinto na cama dos meus sonhos, sonhos que não mentem! Sonhos esquecidos, que não mentem.

Definição Dreaminess.
sonhador (dri ː mɪ) Dreaminess - adj, dreamier, dreamiest
1. vaga ou impraticável
2. assemelha-se a um sonho em qualidade
3. relaxante; gentil: música sonhadora
4. informal maravilhoso
5. ter sonhos, devaneios esp
'Sonhadora

- Adv
'Devaneio' :)

Tendo com base esta afirmação tentou se aproximar do meu trabalho em conjunto com o trabalho dos atores mencionados (um eterno obrigado a todos), a visão tântrica de sonho controlado (a pós-produção com base em Qubit eo conceito Cognitive Distortion).

A escolha do tema a música não foi fácil, e sofreu múltiplas escolhas, testes, tentativas ... finalmente culminaram na seleção deste excelente tema chamado "Brain Control - Improvisação depois da meia-noite" Controle de Cérebro do artista. Misturado com duas dublagens disponíveis no freesounds.org e voila, queria algo como uma visão para além do que é conseguido no Viewer e renderização. Em suma esta produção é um videoclipe musical, espero que gostem.

Um agradecimento especial a Alpha Auer, Maya Paris, Capcat Ragul e Meilo Minotauro.

Filmado em
Spencer Museum of Art By Cutea Benelli e Blotto Epsilon 
HUMlab - instalation por Alpha Auer ("Ouça ...") - (ponto de desembarque) 
HUMlab - instalation por Maya Paris ("Bank Job") - (ponto de desembarque) Delicatessen (Meta.body II) por Minotauro Meilo & Capcat Ragul Avatar Costumização por Meilo Minotauro & Capcat Ragul
- Música de Improvisação depois da meia-noite pelo Controle de Cérebro
- Locução por speedenza / Poema de A. sol
- Locução por Bliss

Créditos
Maya Paris, Alpa Auer, CapCat Ragu, Meilo Minotauro, aeon spyvspy, Controle de Cérebro, Bliss, Speedenza

"Eu sinto muito por cada vez que eu fiz você chorar.
Eu sou um visitante. "
Em suma esta produção é um videoclipe musical, espero que gostem.
  

sábado, 24 de setembro de 2022

Lista de mods que estou a usar durante a livestream - Cyberpunk

06:23:00 0

 

Esta é a lista de mods que estou a usar durante as minhas livestream em https://www.twitch.tv/spyinside
Abaixo assinalado o Let There Be Flight porque é top e muda a dinâmica de jogo (fast travel). 

nota importante: Antes de instalar os mods, é necessário validar se tem dependências, caso queiras instalar um ou outro mods da lista abaixo. Para validar se necessita dependências na página de cada mods tem a opção "required" basta validar se há ou não. Se houver algo listado será necessário instalarem. Sugiro que usem o Vortex que é o mod installer do Nexusmods. (90% dos mods necessitam de alguns tweaks ou redscript), vide sempre dependências. Qualquer dúvida estou disponivel, via livestream ou aqui na caixa de comentários.  

 

Mods essenciais.

 

* Cyber Engine Tweaks - https://www.nexusmods.com/cyberpunk2077/mods/107
* RED4ext - https://www.nexusmods.com/cyberpunk2077/mods/2380
* redscript - https://www.nexusmods.com/cyberpunk2077/mods/1511
* TweakXL - https://www.nexusmods.com/cyberpunk2077/mods/4197
* Virtual Atelier - https://www.nexusmods.com/cyberpunk2077/mods/2987


Mods específicos.


* Appearance Change Unlocker - https://www.nexusmods.com/cyberpunk2077/mods/3850
* Appearance Menu Mod - https://www.nexusmods.com/cyberpunk2077/mods/790
* ArchiveXL - https://www.nexusmods.com/cyberpunk2077/mods/4198
* Ava Complexions All in one - https://www.nexusmods.com/cyberpunk2077/mods/1873
* Better Lipstick And Shades - https://www.nexusmods.com/cyberpunk2077/mods/1381
* South Californian Badlands - DLC - https://www.nexusmods.com/cyberpunk2077/mods/5118
* CMAv2 - Wear Masks with Glasses - ArchiveXL version - https://www.nexusmods.com/cyberpunk2077/mods/4281
* Cookedprefabs Nulled - https://www.nexusmods.com/cyberpunk2077/mods/4789
* Cyber Vehicle Overhaul - https://www.nexusmods.com/cyberpunk2077/mods/3016
* Erok's Driving Tweaks - https://www.nexusmods.com/cyberpunk2077/mods/2948
* FreeFly (Noclip) - https://www.nexusmods.com/cyberpunk2077/mods/780
* Immersive First Person - https://www.nexusmods.com/cyberpunk2077/mods/2675
* Improved Minimap Zoom - https://www.nexusmods.com/cyberpunk2077/mods/2959
* Improved Vehicle Handling - https://next.nexusmods.com/cyberpunk2077/collections/bsb1p6
* Input Loader - https://www.nexusmods.com/cyberpunk2077/mods/4575
* JB - TPP MOD WIP third person - https://www.nexusmods.com/cyberpunk2077/mods/669
* Johnson's Stuff Standalone - Atelier Shop - https://www.nexusmods.com/cyberpunk2077/mods/3499
* Let There Be Flight - https://www.nexusmods.com/cyberpunk2077/mods/5208
* Advanced V Customisation - https://www.nexusmods.com/cyberpunk2077/mods/968
* Metro System - https://www.nexusmods.com/cyberpunk2077/mods/3560
* Ladybella's Collection of Tattoo Mods - https://www.nexusmods.com/cyberpunk2077/mods/3884
* Mod Settings - https://www.nexusmods.com/cyberpunk2077/mods/4885
* Natural Freckles (Vanilla Edits Added) - https://www.nexusmods.com/cyberpunk2077/mods/2004
* Panam Body Enhanced - https://www.nexusmods.com/cyberpunk2077/mods/4843
* Photo Mode Unlocker 1.6 XL - https://www.nexusmods.com/cyberpunk2077/mods/4319
* Photorealistic Eyes - https://www.nexusmods.com/cyberpunk2077/mods/1320
* PMU - Rogue Set - https://www.nexusmods.com/cyberpunk2077/mods/4884
* Megabyte - A Nomad V Preset - https://www.nexusmods.com/cyberpunk2077/mods/4766
* CYBERDRIVE - Truly Realistic Driving Experience - https://www.nexusmods.com/cyberpunk2077/mods/1153
* Better Acceleration for Keyboards - https://www.nexusmods.com/cyberpunk2077/mods/2711
* Unlimited Carry Weight - https://www.nexusmods.com/cyberpunk2077/mods/651
* -KS- UV Texture Framework 2.0 - Unique Body Skins for V - With Tattoo-Clothing Overlays - https://www.nexusmods.com/cyberpunk2077/mods/3783

segunda-feira, 22 de agosto de 2022

V Rising. Ascensão do Vampiro

10:42:00 0

Desenvolvido pela Stunlock Studios V Rising é neste momento o trunfo desta produtora.

Tendo em Maio deste ano (2022) o jogo V Rising ter atingindo a marca de 1 milhão de cópias vendidas, lançado em 17 de maio. V Rising passou automáticamente para a esfera de jogos com alta demanda. Não obstante a diretorio de "V Rising" não ter grandes números de streamers nem de visualizações na mais famosa rede Twitch V Rising - Twitch o jogo em si não perde muito. 

V Rising é um jogo estilo top down (estilo clássico do LOL league of legends). É um jogo de sobrevivência de mundo aberto, onde vampiros lutam pelo poder e dominio.  Até o momento, existem atualmente 150.000 players jogando V Rising no Steam

O jogo disponibiliza servidores com até 50 jogadores (vários oficiais) bem como a possibilidade ou de criares tu um servidor privado ou mesmo alugar.


O jogo em si tem muito para se fazer, desde ter a possibilidade construir um magnífico castelo no continente de Vardoran, criar clan, criar o teu servidor, definir modo PVP ou PVE entre outras infidáveis possibilidades. Mas como qualquer jogo, primeiro, terás de começará como um vampiro enfraquecido após séculos de sono. Caça, coletar madeira, pedra etc será a tua base de inicio e o proprio jogo vai-te dando dicas sobre o que tens de fazer, craftar armas, upar armas, magia, poções etc. Em poucos minutos de gameplay, já poderás começar a reconstruir seu castelo converter humanos em servos leais, e aumentar o teu império de vampiros. Poderás fazer aliados e inimigos, jogar online ou jogar sozinho localmente, afastar soldados sagrados e travar guerras.

Há também outros perigos míticos para enfrentar enquanto viajas por florestas, campos abertos e cavernas para encontrar recursos, encontrando amigos e inimigos ao longo do caminho. Podes pilhar aldeias, atacar bandidos, lutar contra bosses e explorar os domínios do sobrenatural.

O jogo baseia-se muito na coleta de recursos, assim que o teu castelo será o teu porto seguro para guardar o loot, voltares para o caixão etc. Assim que não terás de limitar a criar um castelo, mas terás de o fortificar, aumentar o teu exercito.

O teu castelo pode ser personalizado e poderás até criar caixões para empregados e amigos. Nota o teu castelo necessita constantemente de ser fortalecido castelo para proteger seus tesouro dos rivais vampiros (isto no modo pvp).

V Rising está atualmente disponível na Steam por € 19,99. Definitivamente, vale a pena. Comprei, estou a jogar e estou a gostar. 

Quiçá em breve abra um server só PT/BR, ironicamente encontrei muitos poucos, muitos com password para acesso. 


terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Star Citizen - 3.12 - Troubleshoot para evitar problemas.(tweaks para melhorar gameplay)

05:37:00 0

Bem isto como é sempre um eterno game em versão Alpha. Percebi que a medida que saem novos updates. Pode ser necessário fazer algum troubleshoot para evitar problemas online.

Após consultar a página no Boredgamer vi que existe uma forma de colocar settings em ficheiro de opções que não aparecem nas definições do jogo.

Uma das primeiras coisas a fazer, de fato é apagar a cache dos Shaders dentro do star citizen. Na localização [unidade do disco]\StarCitizen\LIVE\USER tem uma pasta chamada "shaders" podem apagar que será recriada quando iniciarem o jogo.

Run com squad Armada Lusitana - gameplay muito estável após aplicar este troubleshoot.

Outro troubleshoot para quem tem PC fraco ou muito próximo do mínimo recomendado (ou mesmo que seja bom PC mas tenha problemas) é adicionar o ficheiro user.cfg na pasta [unidade do disco]\StarCitizen\LIVE\

No meu caso estou a usar os seguinte settings que melhorou o meu gameplay de forma significativamente. Podem descarregar o user.cfg aqui e poderão editar-lo conforme queiram.

; Custom User.cfg - This is a command that used to unlock the console to allow commands, I just leave it here in case they change it in a patch so that you need it again!


; This Setting basically sets the basis for your config, 1-4, 1 is Low but best performance & 4 is Very High Graphics but most intensive. It sets loads of settings & it’s important it’s at the top of the .cfg so that anything below it overwrites parts of it.
sys_spec = 2

r_BoarderlessWindow = 1
Con_Restricted = 0
r_VSync = 1
sys_MaxFPS = 60
r_MotionBlur = 0

; This Setting @ 1 reduces a tiny amount of realism on shadows, almost unnoticeable for some performance increase, but if you want the best looking shadows Change to 0.
e_GsmCache = 1

; Turn the anti aliasing mode off, increase performance for low end graphics.
r_AntialiasingMode = 0

; Turn fog effect off
r_FogShadows = 0

; Setting Texture Sizes, Change The r_TexturesStreamPoolSize based on you Graphics Card Memory 256 for 2GB or Less, 512 for upto 3GB,  1024 for upto 4GB,  2048 for upto 6Gb. If you have over 6GB you can run 4096.
r_TexturesStreamPoolSize = 2048

; Set e_ShadowsPoolSize to half of TexturesStreamPoolSize.
e_ShadowsPoolSize = 128

; This setting is how much love is given to shadows, Recommend set to 128 for the most performance 512 is default and you can setup to 4096 for pretty shadows.
e_ShadowsMaxTexRes = 128

; This is again some love to shadows (0.1 - 100) 0.1 will give you best performance while 100 will give you the best shadow quality, I can’t really notice the improvement above 40.
e_ShadowsResScale = 0.1

; This when it works in the Cry Engine adds Better Visual Quality to certain objects but is quite hungry. Turn to 0 for more Performance
r_SilhouettePOM = 0

Para consultarem mais opções dos comandos que é possivel colocar no referido ficheiro. Sugiro que consultem o website do boredgames sff em https://www.boredgamer.co.uk/2018/03/20/user-cfg-3-1-guide/

Dos passos que indiquei acima condensei a limpeza de cache, shaders e ficheiros temporários em ficheiro Batch. O ficheiro pode ser deixado em qualquer pasta no PC é só execultar quando virem que tem problemas no jogo. (carece que reinicies o jogo).

O ficheiro batch que tem o seguinte conteúdo:

Rem ** Este ficheiro batch fecha qualquer processo em execução do Star Citizen bem como limpa cache e temporários **
Rem Fechar processos Live e ou PTU

Taskkill /im StarCitizen.exe
Taskkill /im RSI Launcher.exe

Rem ** Mudar diretorio e pasta. apaga ficheiros temporários. **
c:
cd %temp%
del *.* /Q
cd\

Rem ** apaga cache do Star citizen bem como apaga cache dos shaders **

cd %appdata%\rsilauncher\Cache
Del *.* /Q
cd %appdata%\rsilauncher\GPUcache
Del *.* /Q

REM ** Se o teu tem problemas em SC, renderização, baixo FPS. tenta este workaround https://www.boredgamer.co.uk/2018/03/20/user-cfg-3-1-guide/ ** 

E por fim o último tweak é desativar a optimização de ecrã cheio. Dentro a pasta Live\Bin64, selecionar propriedades do ficheiro starcitizen.exe colocar o pisco como está abaixo.



terça-feira, 12 de janeiro de 2021

Cyberpunk 2077 - 7 anos depois

11:30:00 0
Olá,

Como alguns já sabem Cyberpunk 2077 teve já o seu lançamento e ao fim de 7 anos, desde o anúncio inicial da CD PROJEKT RED, muitas hypes e "in sites" que a produtora polaca ia lançando. Com trailers e demonstrações do que o jogo seria e o que pretendiam atingir.

Em suma, muito do que foi prometido acabou por nem estar no jogo e nem sabemos a data se estará no roadmap de melhorias. Ou quiçá os inúmeros bugs e glitchs que o jogo tem desde o inicio.

Nota: o jogo está bonito, está bom, mas está longe de ser um Tripple A tal como foi anunciado mais de uma vez.

Depois de 155horas de gameplay, vou quebrar o silencio.

A CD Projekt Red andou quase 7 anos a criar ilusões com as suas promessas e vídeos. Sobre tudo o que o jogo “next GEN” ia pode entregar. Não obstante a falha avassaladora nas PS de gerações anteriores. O jogo até tem uma performance boa em PC, apesar de haver bugs visuais ou de mecânica a cada minuto.

Claro que com isso tudo e a desilusão (o jogo é lindo) mas andar em uma cidade morta tira o interesse rapidamente.

* IA dos NPC não tem, e se tem deve ter sido feito por um gajo ligado a comédia… Por no mínimo é engraçado.... mas descontextualizar o conteúdo da história não? Pós apocalíptico, Cyberpunk, corrupção há todo nivel na cidade, etc etc.

* Conteúdo da história está bom, mas o jogo não trás muita coisa nova (7 fins diferentes) no entanto cerca de 90% das escolhas que fazes não tem qualquer impacto na história, sendo apenas conteúdo para encher.

* Tudo no mapa, acerca de lojas entre outros é baseado em chegar perto, “F” e vai-se a um menu (esse sistema é mais antigo que a minha avó) não tras nada de novo e peca pela ausência de interacção.

* modo de história acaba relativamente rápido e o jogo morre porque não sobra mais nada para fazer do que andar a ver paisagem

* é no mínimo frustrante ter uma opção de personalizar o teu personagem para durante o gameplay não poderes ter a hipótese de usar uma camera em terceira pessoa, incluindo que o teu personagem é um vampiro (somente no espelho nas casas consegues ver o reflexo) em qualquer outro vidro ou espelho na cidade reflecte tudo menos o teu personagem…… (só é possível no modo de fotografia). Sem falar que após personalizar o teu personagem nem mudar cabelo podes? Nem penteado?

* Ausência de Andar e correr. O jogo em PC só permite correr ( o que é patético quando tens de seguir um NPC e o teu personagem só corre.

* A condução (qualquer carro) é horrível (será por isso que colocaram teleport em quase todo mapa?). Não entendo porque comprar carros se a qualquer momento podes roubar carros sem qualquer consequência no jogo?

* qualquer npc no jogo reage de forma estúpida quando há perigo. Mas os cyberpunks do ano 2077 são todos galinhas? ficam todos agachados…. (repara na mecânica de interacção do GTAonline e NPC’s)

* Night city foi apresentada como quase a cidade do pecado, onde o teu personagem tem partes genitais. A cidade tem no total 4 npc's que podes interagir mais intimamente que não é nada mais um cutscene que se repete, nem diversifica é sempre o mesmo. (desculpem mas não entendo isso de todo).

Que nova geração há aqui? como isto pode ser considerado Triple AAA? Outro jogo Hypado durante anos para no fim ser uma desilusão (não completa porque 7 anos de trabalho colocou Night city bonita) Mas eu como outros não compraram o cyberpunk para andar a ver paisagem….. ou só a andar a tirar fotinha.e há mais. Mas isso não poderia ter passado sem crivo da comunidade gamming. Por razões históricas do promete uma coisa e entrega metade ou menos não é esquecido.

É inevitável que uma empresa apresente um novo jogo, que refere vezes sem conta “o jogo da nova geração” e não haja comparação com outros titulos. Eu cheguei a ler no reddit comparações do GTA e Cyberpunk. Ou Cyberpunk com Fall out 4.

Ou outros a dizerem que o efeito BioWare (Anthem 2.0) é um standard da industria dos supostos games Triple AAA que são somente pura ilusão e engano.

A CD Projekt Red encaixou com este título uma pipa de massa, obrigatóriamente terá de fazer algo, caso contrário cairá no rótulo genérico do boiware 2.0, onde as empresas não tem bem uma visão de inovação.

Mas sim um padrão horrível de repetição eu quero que isto evolua!! Sei que a CD Project vai fazer updates e DLC's, mas o que foi apresentado e o que foi entregue, não é bem o mesmo.

Conclusão. ao fim de 155h perdi a pica. Pois já estou no modo de repetir até enjoar, infelizmente já enjoei.

Cyberpunk 2077 é um titulo como sabemos que nos alimentou muitas ilusões, basta ver os vídeos onde eles relatam o que ia ser o jogo. Falavam de AI, ciclos dos dias e como é a vida dos NPC na cidade etc.
Não me interpretes mal, eu gostei do jogo, mas teria gostado mais de ver o que foi prometido. A história é boa, e é trágica (qualquer um dos 7 finais, tudo acaba) nem sempre pode haver fins felizes.
Mas também a titulo de comparação. Fallout4 ironicamente tem um sistema que o Cybepunk não tem de todo. É a interação com os teus amigos, inimigos ou aliados "Afinidade". O fallout4 aqui faz muito bem apesar de algumas falhas. Isso iria enriquecer o gameplay pois a afinidade também é uma forma de ditar um caminho (Se era isso que o Cyberpunk prometeu "multiplas escolhas, tudo o que fazes tem impacto", então perderam-se entre o que foi dito que o que foi feito.).

No cyberpunk a estrutura até perde um pouco o sentido, por exemplo:

- quando começas a jogar, "V" o teu personagem é desde logo confrontado com o seu fim próximo, é-lhe dado poucos dias de vida e que ele tem de fazer a missão rápido, antes que seja tarde. Não obstante tu podes deixar a main mission e passar meses (na linha temporal do jogo) sem sofrer qualquer consequência.

- outra questão que me ocorre é tal como no GTA (old gen) a interação com os npc tem alguma complexidade e fluxo de consistência com o que se está a passar. Bates num npc das duas uma, ou te responde mal, foge, ou tenta de dar porrada (melee, civil não anda armado). No cyberpunk fica tudo agachado e para piorar o jogo buga muitas vezes e sem qualquer motivo está metade da cidade agachada.......

- provocas a policia no gta, até tens tempo, pois eles são chamados de onde estão (mentira, são spawnados um pouco longe) mas é muito mais realistico que o spawn nas costas de 10 policias como no cyberpunk.

- No cyberpunk ajudas a policia, eles nem de dizem obrigado, nem te mandam a merda, só ficam ali parados, ironia ou não fiz loot num policia morto em frente a um que estava a olhar para mim. É como se na complexidade de um cidade, bem imaginada e realizada, ficasse a quem por causa dos seus habitantes, meio zumbies, mais mortos do que vivos e incoerentes.

- A única cena em que quando vais a uma cybershop e vês a operação para te colocas as partes é só na primeira vez. De resto é tecla "F" e menu, tecla "F" e menu padronizado no jogo, (é mais facil fazer assim).

- o jogo coloca-te em um cenário hipotético de uma cidade no futuro quando tudo o resto torna-se não tão relevante quando não há desenvolvimento da tua personagem no inicio, ou seja não sabes nada ou pouco sobre o "V". No outro instante o jogo coloca-te decisões, algumas clara outras confusas porque não respondes pelo "V" mas respondes por ti próprio. Ou seja não consegui incarnar no "V". No fallout4 tudo o que fazes é reflexo do que acontece no inicio, inconscientemente acabas por responder como se fosses as personagem (o fallout 3 fez isso ainda melhor).

Eu sei que o jogo para ser o que dizem seria no mínimo gigante e pesado. Apesar de ter lido criticas sobre o tema, a verdade é que o tema de renderização (computação grafica) é uma faca de dois gumes quando se lança genericamente para várias plataformas em simultâneo. No Cyberpunk eles usam uma técnica que é "despawnar" NPC e carros, e respawnar para minimizar a carga de processamento (chamado distancia de desenho ou draw distance). O problema é que spawnar e despawar over and over, causa o que vimos, resmas de bugs, carros a voar (atirados literalmente), NPC que caem do ceu. Glitchs visuais. 
 
Eu fiquei arrependido de usar uma snipper, porque quando fiz zoom, percebi o quão mal fizeram os LOD (low of details) são a representação gráfica com baixa ou menor resolução. Ou seja ter uma vista de baixa resolução não é o mesmo que uma vista de algo não bem planeado. Visualmente não é uma boa experiencia.

O jogo que é apresentado como Open World mas é neste momento muito mais um jogo ao estilo drive through, O cyberpunk tenta te iludir nesse aspecto, mas ao fim de umas tantas horas dá-te conta que são meros truques.

mesmo assim gostei da história, tem um fim muito épico. 
Mas não fiquem a espera de um game do outro mundo,
ou um Triple A em pleno.

.

sábado, 18 de abril de 2020

Division 2 - Expansão DLC Melhorado - Lords of New York

19:23:00 0
Olá,

Ao fim de pouco menos de um ano, como publiquei aqui "porque nao jogo mais division 2", decidi voltar para ver se o jogo tinha mudado, melhorado ou se tinham feito algo. Fiquei surpreso que mesmo sem o DLC vi muitas melhorias. Um sistema de builds e mods que permite adaptar teu personagem para diferentes missões e/ou objetivos. Um pouco complexa, ainda, de se compreender, mas algo que prende o jogador no que deveria ter sido a aposta no inicio "farm".
 
Apesar se sentir azedo, depois de comprar o jogo cerca de 60 Euros + 1 Year pass ter de gastar mais 30 Euros para ter acesso a uma expansão do mapa/jogo. Resulta que mesmo assim o que encontrei em Nova York não foi só mais mapa, mas todo um enredo bem feito. A entrada está bem feita no cutscene, e deu-me logo uma visão de que o jogo tinha mudado e para melhor. Eu não quero dar spoilers.

Prólogo: Na mais nova expansão, Lords of New York, terás acesso a novos locais, conhecerás novos bandidos psicopatas e receberá uma nova diretiva para caçar Aaron, o desonesto agente da divisão. Antes que ele possa liberar uma nova arma biológica.

Em um cenário pós-apocalíptico em cenário de pós pandemia a baixa de Manhattan atingida por um furacão que devastou as ruas já destruídas, a cena continua incrivelmente terrível, apesar da destruição, os tiros, a violência e o lixo.


A pandemia conhecida como "veneno verde", também conhecida como gripe do dólar, foi colocada em dinheiro e espalhada por Nova York durante o outono de 2015, durante uma das mais movimentadas eventos de vendas, Black Friday."  - Gostei das melhorias!!



sexta-feira, 20 de março de 2020

The little fisherman story

12:39:00 0
Um conto infantil baseado na lenda da Iara (deusa das águas folclore brasileiro). Iara, Uiara (do tupi y-îara, "senhora das águas") ou Mãe-d'Água é, segundo o folclore brasileiro, uma linda sereia que vive no rio Amazonas. Desde a minha tenra idade sempre fiquei fascinado com a capacidade de contar histórias. Histórias que relembram o tema que lancei na altura "bad stories don't exist, um encontro de contadores de historia. Este foi o trabalho que apresentei nesse encontro.

@spyvspyaeon

Follow Me